Pular para o conteúdo

Publicações TEIA- UFMG

Estão listados abaixo os trabalhos produzidos ao longo da trajetória do TEIA. Clique para acessá-los.

Pesquisas Institucionais

O estudo encomendado pela SECAD/MEC e realizado de maneira interinstitucional por pesquisadores da UFMG, da UNIRIO, da UFPR da UNB  teve como objetivo mapear, em todos os municípios brasileiros, experiências de jornada ampliada. A pesquisa contou com duas etapas, sendo a primeira quantitativa e a segunda qualitativa. 

Mapeamento das experiências da jornada escolar ampliada no Brasil.
Estudo Qualitativo.

Ainda  sob a demanda da SECAD/MEC,o estudo foi realizado por investigadores da UFMG, da UFPR, da UFPE, da UNIRIO e da UFPA. A pesquisa, que também contou com etapas quantitativa e qualitativa,  pretendeu analisar o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de educação (em tempo) integral no Brasil.

Pesquisa educação
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Norte

 

O estudo objetivou compreender os processos de implementação do Programa Escola de Tempo Integral (ETI) no município de Governador Valadares, buscando identificar as potencialidades e os limites ao cumprimento de seus objetivos inicialmente previstos. A investigação contou com dados quantitativos e qualitativos.


Pesquisas de Pós-graduação

Livros


O livro organiza e socializa os avanços e desafios em experiências de educação (em tempo) integral no estado de Minas Gerais. A obra explicita reflexões que nascem em contextos escolares que ousam “inéditos viáveis”, ampliando espaços, dialogando com saberes e atores locais, trazendo as famílias para cena escolar e, portanto, forçando os estreitos limites da ação escolar enrijecida pelo tempo.

Em diálogo com as experiências vividas em um projeto de Extensão Universitária,o livro buscatrazer reflexões acerca dos desafios ligados a implementação de Políticas de Educação (em tempo) integral de qualidade.

O livro apresenta e analisa processos infantis de inserção e participação na cena social, a partir de novas configurações de atendimento à infância, em especial a educação (em tempo) integral.

O livro revela os sentidos atribuídos por jovens-adolescentes egressos do Programa Escola Integrada à experiência educativa por eles vivida, buscando analisar os impactos desta vivência em diferentes dimensões de suas vidas.

Material para formação de educadores

O No Brasil, em razão  da pandemia de COVID-19, a partir de março de 2019 as escolas foram fechadas. A partir desse momento muitas questões começaram a ser levantadas envolvendo tanto o processo de escolarização como o direito à educação de todas e todos. Buscando contribuir com esse debate produzimo sos vídeos aqui disponibilizados.

 

Em continuidade às reflexões iniciadas na série “Escolas fechadas, e agora” e sob a perspectiva da construção coletiva de repertórios, produzimos um mapeamento de sujeitos, coletivos e instituições educativas que, com suas experiências, buscaram  minimizaros efeitos da pandemia em diferentes territórios e contextos sociais. A seguir são disponibilizados os vídeos que apresentam esse mapeamento.

Cursos de atualização e aperfeiçoamento

Ao longo dos anos e em diálogo com diferentes redes pública de educação mineiras realizamos diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento junto a professores da Educação Básica. A seguir são disponibilizados alguns materiais didáticos que subsidiaram essas atividades formativas.
Links materiais:

Módulo Conteitual
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4
Módulo 5
Módulo 6

 

Anais de Eventos

O seminário foi organizado pelo Observatório da Educação Integral  da FaE/UFMG e teve como objetivo contribuir para a divulgação e a discussão de experiências e estudos sobre a temática, proporcionando o debate e a troca de experiências entre os participantes. São compartilhamos aqui os anais deste evento.