Luta pelo direito à educação

A luta pelo direito à educação, hoje, passa não só pela garantia da permanência na escola, mas também pelo direito a uma educação integral, tanto na perspectiva quantitativa, educação em tempo integral para todos, como na perspectiva qualitativa, uma educação que contemple todas as dimensões da formação humana.
A educação, nesta perspectiva, é parte fundante de um projeto político de sociedade que tem como propósito a garantia do direito de todo indivíduo a aprender e a desenvolver-se como cidadão ativo.
Dessa forma, a educação não pode estar apenas fechada nos muros da escola, sendo necessária uma articulação com outros espaços de formação – família, bairro, organizações sociais – criando, assim, redes de aprendizagem e territórios educativos. Hoje, há no Brasil inúmeras experiências educativas que vão nesta direção, buscando o diálogo entre uma escola que se pretende cidadã e uma cidade que busca ser educadora.
O grupo TEIA: Territórios, Educação Integral e Cidadania surge, em 2008, com esta concepção, configurando-se em um espaço de reflexão e intervenção voltado para as questões da educação como um direito individual e coletivo, garantia necessária para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. Trata-se de um espaço de articulação entre várias ações de extensão, pesquisa e ensino no campo da educação integral e cidadania, desenvolvidas, até então, de forma individual, pelos componentes do grupo.
Projetos
Extensão – Escolas fechadas, e agora? O direito à educação em tempos de coronavírus.
No Brasil, por causa da pandemia, a partir de março de 2019 as escolas foram fechadas. Muitas questões começaram a ser levantadas, a partir desse momento, envolvendo tanto o processo de escolarização como o direito à educação de todas e todos. Buscando contribuir com esse debate, em diálogo com diversos sujeitos da educação – educadores, estudantes, pesquisadores, entre outros – produzimos a série “Escolas fechadas, e agora?”.
Extensão – Entre lutas, resistências e insurgências: mapeamento de experiências educativas em tempos de pandemia
Mapeamento de sujeitos, coletivos e instituições educativas que, com suas experiências, buscaram minimizar, sob a perspectiva da resistência, mas também da insurgência, os efeitos da pandemia em diferentes territórios e contextos sociais.
Pesquisa – Educação Integral e Integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira
O estudo encomendado pela SECAD/MEC e realizado de maneira interinstitucional por pesquisadores da UFMG, da UNIRIO, da UFPR da UNB teve como objetivo mapear, em todos os municípios brasileiros, experiências de jornada ampliada. A pesquisa contou com duas etapas, sendo a primeira quantitativa e a segunda qualitativa.
Pesquisa – Programa Mais Educação: Impactos na Educação Integral e Integrada
Ssob a demanda da SECAD/MEC,o estudo foi realizado por investigadores da UFMG, da UFPR, da UFPE, da UNIRIO e da UFPA. A pesquisa, que também contou com etapas quantitativa e qualitativa, pretendeu analisar o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de educação (em tempo) integral no Brasil.
Ensino – Cursos de atualização e aperfeiçoamento junto a professores da educação básica
Ao longo dos anos e em diálogo com diferentes redes pública de educação mineiras, o TEIA realizou sob os títulos “Educação Integral e Integrada”, “Docência na Educação Integral e Educação Integral”, “Escola e Cidade” diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento junto a professores da Educação Básica. Materiais didáticos relacionados às temáticas também foram produzidos.