A luta pelo direito à educação, hoje, passa não só pela garantia da permanência na escola, mas também pelo direito a uma educação integral, tanto na perspectiva quantitativa, educação em tempo integral para todos, como na perspectiva qualitativa, uma educação que contemple todas as dimensões da formação humana.
A educação, nesta perspectiva, é parte fundante de um projeto político de sociedade que tem como propósito a garantia do direito de todo indivíduo a aprender e a desenvolver-se como cidadão ativo.
Dessa forma, a educação não pode estar apenas fechada nos muros da escola, sendo necessária uma articulação com outros espaços de formação – família, bairro, organizações sociais – criando, assim, redes de aprendizagem e territórios educativos. Hoje, há no Brasil inúmeras experiências educativas que vão nesta direção, buscando o diálogo entre uma escola que se pretende cidadã e uma cidade que busca ser educadora.
O grupo TEIA: Territórios, Educação Integral e Cidadania surge, em 2008, com esta concepção, configurando-se em um espaço de reflexão e intervenção voltado para as questões da educação como um direito individual e coletivo, garantia necessária para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. Trata-se de um espaço de articulação entre várias ações de extensão, pesquisa e ensino no campo da educação integral e cidadania, desenvolvidas, até então, de forma individual, pelos componentes do grupo.